terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Terreiro do Palácio Nacional de Sintra vai acolher Exposição de Camélias e Orquídeas



O Terreiro Rainha Dona Amélia, frente ao Palácio Nacional de Sintra, acolhe nos dias 21 e 22 de Fevereiro a Exposição “Camélias e Orquídeas em Sintra”, uma iniciativa com entrada gratuita, promovida pela Parques de Sintra (PSML) em parceria com a Associação Portuguesa de Camélias (APC) e o Clube dos Orquidófilos de Portugal (COP). "A vertente do evento relativa às camélias conta com a participação das Quintas Históricas de Sintra e com os sócios da APC e da Sociedade Española de la Camelia, para além da habitual representação das camélias dos parques e jardins sob gestão da PSML", explica a empresa.

Nesta edição, a novidade será a mostra de orquídeas, resultante da parceria entre a PSML e o COP, um clube destinado a promover e divulgar as orquídeas como hobby em Portugal. "Em Sintra, este hobby tem despertando grande interesse, quer através do cultivo de pequenas colecções pessoais de orquídeas, quer através da participação em workshops e encontros de orquidófilos."

Em simultâneo com a exposição, decorre o concurso para distinguir a “Melhor Camélia 2015” e a “Melhor Camélia Portuguesa”. Os vencedores são anunciados no sábado, dia 21, às 15h, pelo administrador delegado do conselho de administração da Parques de Sintra, Manuel Baptista; pela presidente da APC, Eduarda Paz; e pelo presidente do COP, José Santos.

Nesta altura será também divulgado um pequeno vídeo encomendando pela Parques de Sintra e realizado pela Aidnature sobre as Camélias do Parque da Pena, alvo da distinção como Jardim de Camélias de Excelência pela International Camellia Society, em 2014. Além das camélias e orquídeas em exposição, estas também estarão à venda no local, assim como outros produtos derivados destas flores como óleos, sabonetes e compotas, entre outros.

Terão ainda lugar um ciclo de quatro palestras sobre vários temas da orquidofilia, agendado para dia 21, na Sala Manuelina do Palácio Nacional de Sintra, com sessões às 11h, às 12h, às 14h e às 15h30 (entrada livre); e o workshop “Camellia Sinensis – Origem e Sabor do Chá”, no dia 22, entre as 15h30 e as 17h30, nos Aposentos da Rainha D. Maria Pia, no Palácio Nacional de Sintra, pela especialista em chá, Nina Gruntkowski (10 euros/participante). Ambas as actividades requerem inscrição prévia para o email comercial@parquesdesintra.pt ou pelo telefone 219 237 300. [Fonte: PSML]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.