sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

World Press Cartoon muda-se para Cascais após perder financiamento da Câmara de Sintra

A 11.ª edição do World Press Cartoon irá realizar-se em Cascais, município que decidiu acolher a mostra lançada em Sintra em 2005, após a autarquia presidida por Basílio Horta ter retirado o apoio financeiro ao projecto. O anúncio foi feito hoje pelo presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, na apresentação de uma agenda de 22 eventos culturais a desenvolver este ano, num investimento de mais de seis milhões de euros.

A edição de 2014 deste salão internacional de desenho de humor na imprensa teve de ser adiada para Outubro, mas sem direito a gala, exposição ou catálogo. "À última hora, quando o processo de selecção já estava em marcha, o município de Sintra decidiu unilateralmente denunciar os acordos estabelecidos para a montagem da exposição de 2014, bem como da respectiva cerimónia de entrega de prémios. Em conformidade, foi necessário adiar a reunião do júri para o mês de Junho. Não foi, no entanto, viável encontrar neste prazo um local alternativo e um novo patrocinador para o evento de 2014", justificou a organização.

Em Abril do ano passado, a autarquia de Sintra reconheceu que o evento "prestigia o município", mas alegou que "não é possível manter um apoio financeiro directo a uma empresa privada" com montantes superiores a 180 mil euros, sobretudo numa altura em que "está a canalizar cada vez mais verbas para o combate ao desemprego e acção social". [ver vencedores da edição de 2014] [notícia no Diário de Notícias, no Dinheiro Digital e no Publituris]

Notícias relacionadas:
Câmara indisponível para apoiar financeiramente o World Press Cartoon 2014
World Press Cartoon 2014 adiado por falta de financiamento da Câmara de Sintra

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.