segunda-feira, 20 de abril de 2015

Conheça os programas das comemorações do 41.º aniversário do 25 de Abril em Sintra

[Actualizado] Já são conhecidas algumas das propostas para as comemorações do 41.º aniversário do 25 de Abril. A União de Freguesias de Queluz e Belas inicia os festejos pelas 18h de sexta-feira, com um conjunto de iniciativas no Parque Urbano Felício Loureiro, em Queluz, que incluem música, poesia e fogo de artifício à meia noite (clique na imagem para ampliar o cartaz).

No mesmo dia, mas em Agualva, actuarão os Real Companhia, num concerto agendado para as 21h30, no Largo da República, enquanto em Rio de Mouro haverá jantar e concerto comemorativo no Mercado Municipal, às 22h. O movimento 'Sintrenses com Marco Almeida', por seu lado, convida o deputado socialista João Soares para debater as conquistas de Abril, numa conferência que terá lugar pelas 21h, na Biblioteca Municipal de Sintra.

No dia 25, sábado, são várias as propostas da autarquia e das freguesias, incluindo o hastear da bandeira ao som das bandas filarmónicas locais, caminhadas, jogos, exposições, e a participação no habitual desfile na Av. da Liberdade, em Lisboa. Em Algueirão-Mem Martins, a junta de freguesia em parceria com a bYfurcação, promove um espectáculo teatral e musical no Largo 25 de Abril (largo da estação da CP), pelas 11h30, onde serão representados "episódios em paralelo do antes e depois, para que quem assista perceba a evolução desde o tempo do Estado Novo até aos dias de hoje."

Em Agualva realiza-se a "Caminhada pela Liberdade", pelas 9h30, e em Rio de Mouro a "II Caminhada dos Cravos", inserida na iniciativa "Entre Abril e Maio - Jornadas da Liberdade", que irá realizar-se entre 21 de Abril e 9 de Maio.  No Cacém, as comemorações terão lugar no Parque Linear da Ribeira das Jardas (junto à Melka), com diversas actividades durante a manhã, incluindo a construção de cravos em papel e aulas de ginástica. Já em Casal de Cambra, as comemorações irão animar o Parque Urbano 25 de Abril, com música e jogos.

A Câmara de Sintra também assinala a efeméride com a abertura ao público dos jardins da Quinta da Ribafria, situada entre Lourel e Cabriz e que foi adquirida pela autarquia em 2002. A iniciativa terá lugar às 11h e incluirá a inauguração da exposição de escultura de Laranjeira Santos e de um percurso pedestre de visitação [iniciativa adiada]. As comemorações encerram com um concerto pela Banda Militar do Exército, às 15h30. (ver evento no Facebook). Os claustros dos Paços do Concelho vão também receber a exposição fotográfica “Sintra, Feiras, Festas e Romarias", patente até 27 de Julho.

Entre outras iniciativas, há ainda um Torneio de Futsal promovido nos dias 25 e 26 pelas associações O Mirante de Queluz, Projecto Meg@tivo-EGS, Programa K´Cidade e Associação Olho Vivo. Mais tarde, no dia 2 de Maio, pelas 15h, a Casa da Juventude da Tapada das Mercês será palco do concerto "Música e Liberdade", com a Oficina de teatro e Expressão - OTE a recordar "um vasto repertório de músicas simbólicas de diversos episódios emblemáticos desta data de mudança." E no dia 9 de Maio, o auditório da Igreja de N. Senhora da Paz, em Rio de Mouro, acolhe pelas 21h20 o concerto "Contar Abril a Cantar", pela Orquestra Juvenil Mestre Domingos Saraiva. [ver álbum com mais cartazes/programas]

Notícia relacionada:
'Sintrenses com Marco Almeida' debatem o 25 de Abril com o socialista João Soares

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.