domingo, 26 de abril de 2015

Alagamares promove iniciativa "Sintra e a Geração d’Orpheu"

A associação cultural Alagamares assinala no dia 7 de Maio o centenário do lançamento da revista trimestral de literatura "Orpheu", que contou apenas com dois números publicados, mas que, "com o seu vanguardismo, inspirou movimentos literários subsequentes de renovação da literatura portuguesa".

"Mau grado o impacto negativo que causou na crítica do seu tempo, a relevância desta revista literária advém de ter, efectivamente, introduzido em Portugal o movimento modernista, associando nesse projecto importantes nomes das letras e das artes, como Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada-Negreiros ou Santa-Rita Pintor, que ficaram conhecidos como geração d’Orpheu", explicam os promotores.

A iniciativa "Sintra e a Geração d’Orpheu" terá lugar pelas 18h, na Galeria Sintra Magic, no interior da Quinta do Relógio (frente da Quinta da Regaleira) e contará com a participação de João Rodil, escritor e historiador, e autor entre outros de "Serra, Luas e Literatura". A entrada é livre. [Fonte: Alagamares]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.