quinta-feira, 14 de maio de 2015

Museus de Sintra com entrada gratuita entre a Noite Europeia e o Dia Internacional dos Museus

De sábado a segunda-feira, os museus municipais de Sintra aderem às comemorações da Noite Europeia e do Dia Internacional dos Museus, com actividades e entradas gratuitas. No MU.SA – Museu das Artes de Sintra, a animação começa às 15h de sábado e prolonga-se até de madrugada, com exposições, uma conferência sobre "Museus para uma Sociedade Sustentável" (17h) e animação fora e dentro de portas para assinalar a Noite Europeia dos Museus.

Ainda em Sintra, o Museu de História Natural promove a I Feira de Minerais, com expositores de venda de fósseis, minerais e bijutaria, numa iniciativa que no sábado funcionará das 10h às 24h, e no domingo e segunda-feira entre as 10h e as 18h. Já o Museu Anjos Teixeira, na Volta do Duche, promove várias actividades no domingo. Durante estes dias, podem igualmente ser visitados gratuitamente o Museu Ferreira de Castro (no centro histórico) e a Casa–Museu Leal da Câmara (na Rinchoa).

No Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, o programa inclui, no sábado, às 15h, a conferência "CRONOS DEVORATOR – Tempo devorador" (inscrição gratuita, mediante marcação), e a realização da visita nocturna teatralizada "AVE AMICI", com três sessões nocturnas às 21h, 22h e 23h (estas 'Noites do Museu' têm um custo de 3 euros/pessoa - gratuito para crianças até aos 14 anos - e repetem dias 20 de Junho, 11 de Julho e 19 de Setembro). Na segunda-feira, Dia Internacional dos Museus, será "dia aberto", com entrada gratuita, entre as 10h e as 12h30 e entre as 14h e as 17h30, sempre com visita guiada (inscrições e mais informações: 219 609 520 ou dcul.masmo.divulgacao@cm-sintra.pt).

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de Maio, através da organização de diversas actividades, sob o tema "Museus para uma sociedade sustentável". E a Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, decorre a 16 de Maio.

Este ano, as duas iniciativas serão assinaladas em cerca de 70 museus nacionais, com "mais de 140 actividades" agendadas só para a Noite dos Museus, evento durante o qual os espaços a cargo da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) estarão abertos gratuitamente a partir das 18h. No dia 18, os Museus e Palácios da DGPC têm igualmente entrada livre (ver programa nacional). [Fontes: Câmara de Sintra, DGPC, MASMO]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.