quinta-feira, 21 de maio de 2015

Parque Urbano da Rinchoa-Fitares inaugurado no domingo com piquenique gratuito

[Actualizado] O Parque Urbano da Rinchoa-Fitares tem inauguração marcada para o próximo domingo, dia 24, a partir das 12h, com um piquenique gratuito "com porco no espeto, música e animação".

"O convite é para que todos tragam o seu cesto para fazer um piquenique e usufruir do cenário natural do parque ao som do Rancho Folclórico e Cultural da Rinchoa e do Grupo de Música Tradicional Sons da Terra", avança a Câmara de Sintra.

A abertura do parque com uma área de cerca de 12 hectares, há muito utilizada pela população, ocorre após obras de requalificação e exactamente uma semana depois de um incêndio ter afectado parte da zona florestal junto à Escola Básica 2,3 Escultor Francisco dos Santos, entre as linhas ferroviárias de Sintra e do Oeste.

Mapa:


As obras envolveram "a colocação de tutores em vedação, desmatação, limpeza de taludes e remoção de resíduos depositados nos espaços adjacentes, modelação de terras, estabilização das margens da ribeira e execução de muros de suporte, de forma a interferir o mínimo possível com a vegetação e a rede de caminhos existente, preservando a biodiversidade do ecossistema inserido na Reserva Agrícola e Ecológica Nacional", explica a autarquia.

Foram também requalificados os percursos e criadas zonas de estadia, com a colocado de equipamento desportivo e recreativo, mas o espaço não contará, para já, com bicas de água, iluminação ou instalações sanitárias. "Bicas de água a analisar, iluminação não, WC na segunda fase", explicou o presidente da junta, Bruno Parreira, no Facebook.

Segundo o autarca, o principio da intervenção foi "limpar e arranjar espaços; consolidar o leito da Ribeira das Jardas; identificar zonas; efectuar o levantamento histórico e identitário." Neste âmbito, "os próprios equipamentos serão colocados ao longo da utilização dos espaços", dado que se pretende que "o parque seja uma realidade progressiva e não imposta. Que tenha os seus usos progressivamente ajustáveis." [ver folheto/convite e evento no Facebook]

Notícias relacionadas:
Incêndio consome parte da Mata de Fitares
'Basílio Horta anuncia criação de Parque Urbano na Rinchoa'

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.