domingo, 24 de abril de 2016

Comemorações do 42.º aniversário do 25 de Abril nas freguesias de Sintra

[Em actualização] A efeméride é no dia 25 de Abril, mas várias freguesias do concelho já estão a comemorar o 42.º aniversário da Revolução dos Cravos, ocorrida a 25 de Abril de 1974. Hoje à noite, por exemplo, há concertos em Agualva-Cacém, Belas, Casal de Cambra, Queluz e Rio de Mouro.

"45 anos a contar o povo e a liberdade" é o mote do concerto de Luísa Basto (que assinala 45 anos de carreira) que terá lugar esta noite no auditório da Igreja de Rio de Mouro, com entrada livre. Aqui, o programa de comemorações prolonga-se até dia 15 de Maio, com as Jornadas da Liberdade.

Também hoje, mas em Agualva-Cacém, junto às antigas instalações da Melka, a União de Freguesias de Cacém e São Marcos e a União de Freguesias de Agualva e Mira Sintra propõem um concerto com a Banda Tributo a Zeca Afonso.

Em Queluz, onde esta noite actuam os Real Companhia, a União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão e a União das Freguesias de Queluz e Belas promovem deste sexta-feira quatro dias de festa no Parque Urbano Felício Loureiro, com actuações de grupos musicais, artesanato, tasquinhas de comes e bebes, insufláveis e animações infantis e fogo de artifício.

Em Belas, a Sede do Grupo Bandolinista 22 de Maio de 1925, em Idanha, acolhe hoje um concerto com vários grupos musicais, e em Casal de Cambra, o Parque Urbano será palco de diversas actividades ao longo do dia 25, incluindo um concerto do Grupo de Cantares da Serra do Casal de Cambra e uma aula aberta de Zumba.

Em São João das Lampas, por seu lado, a União das Freguesias realiza o 1º Festival do Pão Saloio, a decorrer até amanhã no Espaço Multiusos de S. João das Lampas, com entrada livre e com espetáculos musicais, mostra agrícola, artesanato e diversões diversas.

A lista de comemorações inclui as cerimónias oficiais de hastear da bandeira nos Paços do Concelho e nas freguesia. Em Sintra, a cerimónia realiza-se amanhã, pelas 11h, na Câmara Municipal, com o contributo da Banda da Sociedade Filarmónica de N. Sra. da Fé de Monte Abraão. [ver álbum com cartazes das principais iniciativas]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.