Mostrar mensagens com a etiqueta Oeiras. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Oeiras. Mostrar todas as mensagens
quinta-feira, 27 de julho de 2017
'Câmara de Sintra lança concurso público para construir Eixo Verde e Azul'
No Notícias ao Minuto (via Lusa): "A Câmara de Sintra aprovou o lançamento do concurso público internacional de 2,9 milhões de euros para a construção do "Eixo Verde e Azul", projeto ambiental que envolve também os concelhos de Oeiras e Amadora. A obra inclui o percurso pedonal e clicável entre Belas e a fronteira de Oeiras que depois se irá prolongar até ao mar e prevê a construção de um anfiteatro junto à estação de comboios de Queluz/Belas, integrado no percurso com cerca de 4,5 quilómetros." [notícia integral]
quinta-feira, 1 de junho de 2017
'Está em marcha a construção do corredor verde entre Oeiras, Sintra e Amadora'
No PÚBLICO: "A renaturalização das margens do rio Jamor é um projecto a quatro mãos. As autarquias de Oeiras, Sintra e a Amadora e a Parques de Sintra-Monte da Lua estão na fase final dos projectos para a construção do eixo ecológico que vai ligar os três concelhos. O projecto intermunicipal, que os promotores chamaram Eixo Verde e Azul, foi apresentando em Julho de 2016. Dez meses depois, os projectos estão em cima da mesa." [notícia integral] [notícia no Sintra Notícias]
terça-feira, 2 de agosto de 2016
'Bloco de Esquerda Oeiras questiona autarquia sobre corredor ecológico do Jamor'
No PÚBLICO: "“Foi como uma bomba”, afirma, indignado, Miguel Pinto, do Bloco de Esquerda Oeiras, sobre a forma como soube da reabilitação da bacia hidrográfica do rio Jamor e a área circundante do Palácio Nacional de Queluz. Devido à falta de informação dada pela câmara, a concelhia do partido avançou com um requerimento dirigido ao presidente da autarquia, Paulo Vistas, em que propõe que se realize uma apresentação pública à assembleia municipal. Até ao momento, Miguel Pinto diz não ter existido qualquer resposta da parte da câmara ao documento enviado." [notícia integral]
Notícias relacionadas:
'Amadora, Oeiras e Sintra juntam-se para criar um “pulmão” de Queluz ao Jamor'
'Autarquias e Parques de Sintra assinam acordo para requalificar Jamor'
Notícias relacionadas:
'Amadora, Oeiras e Sintra juntam-se para criar um “pulmão” de Queluz ao Jamor'
'Autarquias e Parques de Sintra assinam acordo para requalificar Jamor'
sexta-feira, 15 de julho de 2016
'Amadora, Oeiras e Sintra juntam-se para criar um “pulmão” de Queluz ao Jamor'
No PÚBLICO: "Se estivéssemos no século XVIII, a família real estaria a usufruir, neste momento, das instalações do Palácio Nacional de Queluz. Nesta quinta-feira, a residência de Verão de outros tempos foi o local de assinatura do protocolo para criação do Eixo Verde e Azul. O projecto junta as autarquias da Amadora, Oeiras e Sintra na requalificação do rio Jamor e seus afluentes desde a nascente até à foz, prevendo a criação de um espaço público em torno da linha de água, com um corredor verde desde a serra da Carregueira até à Cruz Quebrada." [notícia integral]
Notícia relacionada:
'Autarquias e Parques de Sintra assinam acordo para requalificar Jamor'
Notícia relacionada:
'Autarquias e Parques de Sintra assinam acordo para requalificar Jamor'
quinta-feira, 14 de abril de 2016
'Tribunal suspende obras por risco de destruição de praia em Caxias'
No PÚBLICO: "O Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra suspendeu as obras que a Câmara de Oeiras está a fazer na zona ribeirinha de Caxias, depois de um grupo de moradores ter desencadeado uma providência cautelar para travar os trabalhos. Para o movimento Vamos Salvar o Jamor, em causa está não só o risco de destruição “de duas das três praias de Caxias”, como também dos rochedos imersos e da vida marinha que neles encontra refúgio, numa extensão de dois quilómetros e meio." [notícia integral]
quarta-feira, 22 de julho de 2015
'Câmaras ganham “prenda” de 180 milhões de euros em 2016'
No Jornal de Negócios: "O IMT já não vai começar a ser extinto em 2016, mas sim a partir de 2017. Para as câmaras, isso significa a manutenção de receitas a rondar os 180 milhões de euros no próximo ano. A câmara de Lisboa sai beneficiada com cerca de 40 milhões de euros. (...) A segunda câmara que recebeu mais IMT foi Cascais: 32,3 milhões de euros, o que significa que a autarquia liderada por Carlos Carreiras "segura" pouco mais de 10 milhões de euros no próximo ano. A seguir, o Porto, que amealhou 31,4 milhões, vai assim continuar a ter ao dispor uma verba similar a Cascais no próximo ano. Oeiras (22,3 milhões), Loulé (22 milhões) e Sintra (11,1 milhões), são os outros municípios que arrecadaram mais de 10 milhões de euros com o IMT e que poderão manter, cada um, cerca de um terço desses valores." [notícia integral]
terça-feira, 2 de junho de 2015
'SATU: Câmara de Oeiras estuda alternativas após encerramento do metro de superfície'
No Jornal de Negócios (via Lusa): "A Câmara de Oeiras tem recebido vários protestos contra o encerramento, no domingo, 31 de maio, do metro urbano de superfícies (SATU), informou fonte da autarquia, adiantando que o fim do projecto era "inevitável". Algumas petições foram já entregues na autarquia, contestando o final daquele sistema de transporte público. (...) Ao fim de 11 anos de funcionamento, o transporte registou uma média diária de 550 passageiros, sendo que a intenção de fazer chegar o SATU ao Cacém (Sintra) nunca se concretizou, com a empresa a acumular uma dívida de cerca de 42 milhões de euros." [notícia integral] [notícia no Diário Digital]
Notícias relacionadas:
'SATU: Anatomia de um projecto falhado'
'SATU de Oeiras fará a última viagem a 31 de Maio'
Notícias relacionadas:
'SATU: Anatomia de um projecto falhado'
'SATU de Oeiras fará a última viagem a 31 de Maio'
domingo, 31 de maio de 2015
'SATU: Anatomia de um projecto falhado'
No Jornal i: "O projecto do Sistema Automático de Transporte Urbano (SATU) já vinha do tempo em que Isaltino Morais estava à frente da Câmara Municipal de Oeiras. Quando foi inaugurado, em 2004, no mandato de Teresa Zambujo, não se previa que o fim chegasse quase 11 anos depois. As viagens do SATU terminam este domingo, mas a estrutura vai manter-se como está porque os custos de desmantelamento “seriam enormes”, afirma a autarquia, acrescentando estar “aberta a sugestões” para reaproveitar a construção no futuro. O percurso do SATU, que deveria ligar Paço de Arcos e o Cacém quando todas as etapas estivessem terminadas, nunca passou da fase 1: de Paço de Arcos até ao centro comercial Oeiras Parque, numa distância de 1,2 quilómetros." [notícia integral]
sábado, 11 de abril de 2015
'SATU de Oeiras fará a última viagem a 31 de Maio'
No PÚBLICO: "O comboio monocarril não tripulado de Oeiras, conhecido como SATU, fará a sua última viagem entre Paço de Arcos e o centro comercial Oeiras Parque a 31 de Maio, dia em que será oficialmente dissolvida a empresa que o gere. O presidente da câmara, Paulo Vistas, garante que os prejuízos acumulados ao longo de 11 anos, no valor de 40 milhões de euros, foram suportados pelo parceiro privado. (...) A dissolução da empresa responsável pelo SATU acontece quase dois anos depois de a Câmara de Oeiras ter aprovado, em Julho de 2013, uma proposta que previa o financiamento em 10,1 milhões de euros do prolongamento da linha em cerca de 10 quilómetros, até ao Cacém, no concelho de Sintra. Só assim, para o município, estaria garantida a viabilidade da empresa, que é altamente deficitária." [notícia integral] [notícia no Correio da Manhã]
Notícias relacionadas:
'PS Oeiras acusa presidente da câmara de «imaturidade»' no processo do SATU
'Oeiras promete refutar despacho das Finanças sobre extinção do SATU'
'Ministra das Finanças acabou com o sonho ferroviário de Isaltino Morais'
Notícias relacionadas:
'PS Oeiras acusa presidente da câmara de «imaturidade»' no processo do SATU
'Oeiras promete refutar despacho das Finanças sobre extinção do SATU'
'Ministra das Finanças acabou com o sonho ferroviário de Isaltino Morais'
sexta-feira, 3 de abril de 2015
'PJ deteve quatro suspeitos de associação criminosa'
No Notícias ao Minuto: "A Polícia Judiciária (PJ) anunciou [ontem] a detenção, em Sintra e Oeiras, de dois homens e de duas mulheres, suspeitos de integrarem uma associação criminosa para a prática de crimes de insolvência dolosa. Segundo o Departamento de Investigação Criminal da PJ da Guarda, os detidos, com idades compreendidas entre os 32 e os 69 anos, "são suspeitos da transferência simulada da propriedade de várias empresas, com intenção de prejudicar os respetivos credores". [notícia integral]
terça-feira, 17 de fevereiro de 2015
'AdP defende integração da Sanest'
No Notícias ao Minuto: "A Águas de Portugal (AdP) considerou hoje que a assembleia geral da Sanest, convocada pelos municípios que contestam a integração no sistema multimunicipal de água e saneamento de Lisboa e Vale do Tejo, não tem "fundamento legal e válido". "A AdP tinha solicitado a suspensão da convocatória ao presidente da mesa da assembleia geral, já no início de janeiro, alertando-o para o facto de o objeto da mesma não estar, por natureza, sujeito a deliberação dos sócios, sendo a convocação manifestamente ilegal", explicou, em comunicado, a administração do grupo público. Os municípios de Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra rejeitaram hoje, em comunicado, a fusão da Sanest no novo sistema multimunicipal de água e saneamento, que prevê a agregação de oito sistemas multimunicipais na nova sociedade Águas de Lisboa e Vale do Tejo." [notícia integral]
Notícia relacionada:
'Municípios contestam fusão da Sanest no novo sistema de Lisboa e Vale do Tejo'
Notícia relacionada:
'Municípios contestam fusão da Sanest no novo sistema de Lisboa e Vale do Tejo'
'Municípios contestam fusão da Sanest no novo sistema de Lisboa e Vale do Tejo'
No Notícias ao Minuto (via Lusa): "Os municípios de Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra rejeitaram hoje a fusão da Sanest no novo sistema multimunicipal de água e saneamento de Lisboa e Vale do Tejo, por ser "indesejável e perigosa" e violar a Constituição. Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra "rejeitam a solução proposta pelo Governo que é, do ponto de vista social e económico, indesejável e perigosa e, no plano jurídico, viola o código das sociedades comerciais e a Constituição", afirmaram hoje os quatro municípios, em comunicado, a que a Lusa teve acesso." [notícia integral] [notícia no Jornal da Região]
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015
'Trabalhadores da rodoviária Scotturb protestaram contra falta de condições laborais'
No DN Madeira: "Trabalhadores da transportadora rodoviária Scotturb, que opera nos concelhos de Sintra, Cascais e Oeiras, protestaram hoje contra a falta de condições de trabalho e acusaram a empresa de falta de diálogo." [notícia integral]
terça-feira, 2 de dezembro de 2014
'Câmara de Sintra recusa integrar sistema multimunicipal de água e saneamento'
Na RTP (via Lusa): "A Câmara de Sintra aprovou hoje uma proposta a recusar a integração no novo Sistema Multimunicipal de Águas e Saneamento de Lisboa e Vale do Tejo, admitindo recorrer a tribunal para defender os interesses do município. Segundo uma informação que apresentou na reunião privada do executivo, a que a Lusa teve acesso, o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta (PS), alertou que, por decisão "unilateral do concedente, poderão ser descativados equipamentos, órgãos e infraestruturas em utilização, tais como estações elevatórias, estações de tratamento de águas residuais ou reservatórios, inutilizando assim, por mero despacho de conveniência, bens e investimentos do município". [notícia integral] [notícia no Correio da Manhã, no Diário Económico, no Jornal da Região e no PÚBLICO]
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
'PS Oeiras acusa presidente da câmara de «imaturidade»' no processo do SATU
No Correio da Manhã (via Lusa): "O PS de Oeiras acusou esta quarta-feira o presidente da câmara de "imaturidade" e de "falta de visão" por ter anunciado que iria contestar o despacho do Governo que extinguiu o metro urbano de superfície do concelho. O presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas (Movimento Independente Isaltino Oeiras Mais À Frente), prometeu, na reunião de assembleia municipal de segunda-feira, refutar o despacho proferido pelo Ministério das Finanças, que extinguiu o SATU (Sistema Automático de Transporte Urbano), incluindo investimentos para aquele transporte no orçamento municipal do próximo ano. (...) A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, determinou a 29 de agosto a extinção da empresa municipal SATU Oeiras, responsável pelo projeto da ligação ferroviária, por monocarril, entre Paço de Arcos e o Cacém, no concelho de Sintra." [notícia integral]
terça-feira, 18 de novembro de 2014
'Oeiras promete refutar despacho das Finanças sobre extinção do SATU'
No Dinheiro Digital (via Lusa): "O presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas, prometeu hoje refutar o despacho proferido pelo Ministério das Finanças sobre a extinção do metro urbano de superfície do concelho, SATU, e incluiu investimentos no próximo orçamento municipal. O autarca respondia a uma questão colocada pela deputada do PS Alda Gomes, na discussão do orçamento municipal para 2015, em reunião de assembleia municipal, que considerou ser um «tesourinho deprimente» o investimento de cem mil euros previsto na extensão do SATU ao Cacém, em Sintra." [notícia integral] [notícia no Jornal da Região]
Notícias relacionadas:
'Ministra das Finanças acabou com o sonho ferroviário de Isaltino Morais'
'Aprovada extensão de SATU até ao Cacém'
Notícias relacionadas:
'Ministra das Finanças acabou com o sonho ferroviário de Isaltino Morais'
'Aprovada extensão de SATU até ao Cacém'
sábado, 8 de novembro de 2014
'Câmaras assinam com a banca reestruturação do passivo da Tratolixo'
No Jornal da Região (via Lusa): "As câmaras de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra assinam, na sexta-feira, o acordo de reestruturação do passivo da Tratolixo, responsável pelo tratamento dos resíduos nos quatro municípios, que prevê o "perdão" de 19 milhões de euros em juros pela banca. "É uma nova fase de um processo muito complicado e difícil que chega a bom termo", afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta (PS), em relação à assinatura do acordo com os bancos nas instalações da empresa intermunicipal, em Trajouce (Cascais)." [notícia integral]
sábado, 18 de outubro de 2014
'Ministra das Finanças acabou com o sonho ferroviário de Isaltino Morais'
No PÚBLICO: "A ministra das Finanças determinou no dia 29 de Agosto a “dissolução oficiosa” da empresa municipal SATU Oeiras, responsável pelo projecto da ligação ferroviária, por monocarril, entre Paço de Arcos e o Cacém, no concelho de Sintra. A decisão — que tem por base a verificação de três das quatro situações de natureza financeira que implicam a dissolução obrigatória das empresa muncipais — foi comunicada na terça-feira da semana passada ao presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas, que a transmitiu ontem aos vereadores durante a reunião do executivo." [notícia integral]
Notícias relacionadas:
'Aprovada extensão de SATU até ao Cacém'
'Município de Oeiras assume compromisso de financiar extensão do SATU até ao Cacém'
Notícias relacionadas:
'Aprovada extensão de SATU até ao Cacém'
'Município de Oeiras assume compromisso de financiar extensão do SATU até ao Cacém'
quarta-feira, 16 de julho de 2014
'Só Oeiras e Sintra votaram contra a lista para a Comissão Executiva da AML'
No PÚBLICO: "À segunda foi de vez: depois do chumbo, em Janeiro, da lista liderada por Maria da Luz Rosinha para a Comissão Executiva Metropolitana, 16 das 18 assembleias municipais da Área Metropolitana de Lisboa votaram favoravelmente uma nova lista, encabeçada por Demétrio Alves. A eleição decorreu entre as 19h e as 22h de terça-feira, em simultâneo em todas as assembleias municipais. (...) Oeiras, presidida pelo independente Paulo Vistas, e Sintra, liderada por Basílio Horta, em representação do PS, foram as únicas assembleias municipais em que não houve uma maioria de votos favoráveis. Em ambos os casos, o número de eleitos que votaram a favor foi igual ao dos que votaram contra." [notícia integral]
Notícia relacionada:
Assembleia Municipal repete hoje votação para a Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa
Notícia relacionada:
Assembleia Municipal repete hoje votação para a Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa
terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
'Presidente da Tratolixo demite-se por "desconhecer" futuro estratégico da empresa'
Na RTP (via Lusa): "O presidente do conselho de administração da Tratolixo, entidade que gere os resíduos de Cascais, Oeiras, Sintra e Mafra, apresentou a sua demissão por "desconhecer por completo" a estratégia para o futuro da empresa." [notícia integral] [notícia no PÚBLICO]
Subscrever:
Mensagens (Atom)