Mostrar mensagens com a etiqueta Queluz. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Queluz. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 25 de abril de 2017

'Prémios para 'ponte verde' sobre IC19 e requalificação urbana entregues em Queluz'

No Diário de Notícias (via Lusa): "A proposta vencedora do concurso de ideias para criar uma "ponte verde" sobre o IC19 (Lisboa-Sintra), no âmbito do programa "Eixo Verde e Azul", valoriza "a integração paisagística", segundo os prémios a divulgar terça-feira em Queluz." [notícia integral]

segunda-feira, 3 de abril de 2017

'Carlos Carujo é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Sintra'

No Notícias ao Minuto (via Lusa): "O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Sintra nas eleições autárquicas vai ser o professor Carlos Carujo, enquanto André Beja lidera a lista para a assembleia municipal, anunciou hoje o partido. O BE de Sintra aprovou que a candidatura à Câmara Municipal de Sintra será liderada por Carlos Carujo, de 42 anos, com formação em Filosofia, residente em Queluz, que foi eleito na Assembleia de Freguesia de Queluz e integra a mesa nacional do Bloco de Esquerda." [notícia integral]

'Palácio de Queluz vai ficar com azul caiado'

No Correio da Manhã: "Nem todos os visitantes do Palácio de Queluz têm apreciado o trabalho de recuperação do espaço realizado nos últimos anos pela Parques de Sintra – Monte da Lua. A empresa, que gere os parques e monumentos da Paisagem Cultural de Sintra e que é responsável pelo Palácio desde 2012, apostou na recuperação da fachada tal como era originalmente – azul – mas as queixas têm-se feito ouvir. O palácio está com um "ar manchado", não homogéneo. Como se tivesse levado uma só demão. A resposta da Parques de Sintra às críticas é liminar: "As fachadas do Palácio Nacional de Queluz foram caiadas e não pintadas, e numa caiação os resultados são heterogéneos." [notícia integral]

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

'Palácio Nacional de Queluz apresenta concerto virtual em video mapping pioneiro em Portugal'

No Jornal da Região: "A Parques de Sintra apresenta no Palácio Nacional de Queluz, de 20 a 22 de janeiro e com entrada livre, uma estreia absoluta em Portugal: o primeiro concerto virtual em video mapping, “Regresso ao Palácio - A Viagem Concerto”, uma criação original e produção do ateliê OCUBO. O espetáculo é projetado nas fachadas exteriores do monumento, considerado uma referência da arquitetura palaciana da segunda metade do século XVIII." [notícia integral] [notícia no Correio da Manhã]

Jornal da Região - 18 de Janeiro

O Jornal da Região destaca que as "exportações crescem 20% em Sintra" entre 2013 e 2015 e que o "Palácio de Queluz recupera tons originais". [edição em PDF]

sábado, 7 de janeiro de 2017

'Assaltantes partem braço a farmacêutica'

No Correio da Manhã: "Os dois assaltantes armados entraram de rompante na farmácia Correia, em Queluz, Sintra, quinta-feira à noite. Armados com pistolas, ameaçaram as duas funcionárias de serviço. Ávido por encontrar dinheiro, um dos ladrões torceu o braço a uma das vítimas, fraturando-o. O ataque da dupla armada ocorreu pelas 20h15. Com as caras cobertas por capuzes de blusões, fechados até acima, os assaltantes invadiram a farmácia situada no Largo do Mercado, no centro de Queluz." [notícia integral]

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

'Despiste corta IC19 no acesso a Queluz de Baixo'

Na TVI24: "A via de acesso a Queluz de Baixo no IC19, itinerário que liga Lisboa a Sintra, esteve cortada devido a um despiste que provocou dois feridos ligeiros, de acordo com fonte da PSP. O acidente ocorreu cerca das 06:30, adiantou à Lusa uma fonte da Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa. Os dois feridos ligeiros são o condutor e um passageiro do automóvel acidentado." [notícia integral] [notícia no PÚBLICO no Observador]

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Jornal da Regiao - 16 de Novembro

O Jornal da Região destaca esta semana que a "Escola de Hotelaria e Turismo vai abrir pólo formativo em Sintra" e que "a construção do novo Centro de Saúde de Queluz arrancou oficialmente no passado dia 10". [edição em PDF]

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

'Queluz transforma escola em novo Centro de Saúde'

Na TVI24: "A Câmara de Sintra vai dar início à construção do Centro de Saúde de Queluz na quinta-feira, para servir 30 mil pessoas, num investimento de um milhão de euros, financiado em 30% pela autarquia. A nova unidade vai nascer na antiga Escola Básica, na Rua D. Fernando, em Queluz, após o Tribunal de Contas ter dado o visto favorável à obra, na semana passada." [notícia integral]

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Jornal da Região - 2 de Novembro

A última edição do Jornal da Região destaca o "eixo verde e azul" que "´vai dar nova vida a Queluz e Belas", bem como a "ciclovia urbana que vai ligar Agualva a Massamá". [edição em PDF]

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Jornal da Região - 19 de Outubro

Esta edição do Jornal da Região destaca a aprovação do Programa Estratégico da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Queluz-Belas, que estará discussão pública durante 20 dias, bem como a qualificação do Real Sport Clube para a quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, após vencer o Arouca por 1-0. [edição em PDF]

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

'Município de Sintra avança com contrato para construção de centro de saúde de Queluz'

No Jornal Médico: "A Câmara de Sintra assinou a adjudicação da empreitada de construção do novo centro de saúde de Queluz, num investimento de cerca de 1,2 milhões de euros, prevendo-se que as obras tenham início ainda este ano, de acordo com informação daquela autarquia. A assinatura do contrato com o vencedor do concurso público para adaptação de uma antiga escola como Unidade de Saúde de Queluz e Unidade de Pedopsiquiatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca permitirá lançar as obras dentro de cerca de dois meses, após visto do Tribunal de Contas, revelou à Agência Lusa fonte oficial da autarquia." [notícia integral]

terça-feira, 13 de setembro de 2016

'Pai suspeito de matar filho em Queluz fica em prisão preventiva'

Na TVI24: "A PSP de Lisboa confirma que o homem de 81 anos, suspeito de matar o filho com um utensílio de cozinha, no sábado passado, em Queluz, ficou em prisão preventiva por decisão do Tribunal de Sintra. O octogenário terá atingido o filho, de 42 anos, "com um machado de cozinha", na sequência de um desentendimento familiar, segundo fonte oficial do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP relatou à Agência LUSA." [notícia integral]

Notícia relacionada:
'Detido homem suspeito de matar o filho com objeto cortante'

sábado, 10 de setembro de 2016

'Detido homem suspeito de matar o filho com objeto cortante'

Na TVI24: "Um homem de 81 anos é suspeito de ter matado esta sexta-feira o filho de 42 com um utensílio cortante de cozinha em Queluz, Sintra, estando em curso diligências para determinar as motivações do aparente desentendimento familiar, disse fonte policial. A oficial de serviço do Comando de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) indicou que o crime ocorreu um pouco antes das 11:00, hora a que os agentes policiais chegaram ao local e encontraram o corpo já cadáver." [notícia integral]

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

'Feira Setecentista De Queluz Arranca Hoje'

No Canela&Hortelã: "A partir de hoje e até dia 11 de setembro o Largo do Palácio Nacional de Queluz convida-nos a uma viagem até à época Setecentista, em mais uma edição da sua Feira Histórica. No largo do Palácio os visitantes poderão encontrar mercadores, artesãos nacionais e estrageiros, doçaria conventual e gastronomia de diferentes regiões do país, para além de muita animação. E cruzar-se com aguadeiros, criadas do paço, carvoeiro, lavadeiras, barbeiro sangrador, saltimbancos, gaiteiros, marqueses, duques e duquesas, entre outros." [notícia integral]

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

'Jovem de 14 anos morre ao cair de um segundo andar em Sintra'

No Expresso (via Lusa): "Um jovem de 14 anos morreu esta quinta-feira de manhã ao cair do segundo andar de um prédio, cerca das 10h20, na Rua dos Moinhos, no Pendão, concelho de Sintra, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP)." [notícia integral] [notícia no DN Madeira]

terça-feira, 9 de agosto de 2016

'Parques de Sintra inicia recuperação das coberturas do Pavilhão D. Maria'

No Diário de Notícias: "A Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML) iniciou a recuperação das coberturas do Pavilhão D. Maria, no Palácio Nacional de Queluz, que serve de residência oficial de chefes de Estado estrangeiros de visita a Portugal, informou hoje a sociedade. "A intervenção visa recuperar as coberturas e terraço do pavilhão para resolver os problemas de infiltrações que se verificam no seu interior, com especial incidência na zona das mansardas, da entrada principal e das salas sob o terraço", explica uma nota da PSML." [notícia integral]

terça-feira, 2 de agosto de 2016

'Bloco de Esquerda Oeiras questiona autarquia sobre corredor ecológico do Jamor'

No PÚBLICO: "“Foi como uma bomba”, afirma, indignado, Miguel Pinto, do Bloco de Esquerda Oeiras, sobre a forma como soube da reabilitação da bacia hidrográfica do rio Jamor e a área circundante do Palácio Nacional de Queluz. Devido à falta de informação dada pela câmara, a concelhia do partido avançou com um requerimento dirigido ao presidente da autarquia, Paulo Vistas, em que propõe que se realize uma apresentação pública à assembleia municipal. Até ao momento, Miguel Pinto diz não ter existido qualquer resposta da parte da câmara ao documento enviado." [notícia integral]

Notícias relacionadas:
'Amadora, Oeiras e Sintra juntam-se para criar um “pulmão” de Queluz ao Jamor'
'Autarquias e Parques de Sintra assinam acordo para requalificar Jamor'

sexta-feira, 15 de julho de 2016

'Amadora, Oeiras e Sintra juntam-se para criar um “pulmão” de Queluz ao Jamor'

No PÚBLICO: "Se estivéssemos no século XVIII, a família real estaria a usufruir, neste momento, das instalações do Palácio Nacional de Queluz. Nesta quinta-feira, a residência de Verão de outros tempos foi o local de assinatura do protocolo para criação do Eixo Verde e Azul. O projecto junta as autarquias da Amadora, Oeiras e Sintra na requalificação do rio Jamor e seus afluentes desde a nascente até à foz, prevendo a criação de um espaço público em torno da linha de água, com um corredor verde desde a serra da Carregueira até à Cruz Quebrada." [notícia integral]

Notícia relacionada:
'Autarquias e Parques de Sintra assinam acordo para requalificar Jamor'

quarta-feira, 13 de julho de 2016

'Autarquias e Parques de Sintra assinam acordo para requalificar Jamor'

Na SIC Notícias (via Lusa: "As câmaras de Oeiras, Sintra e Amadora vão assinar, na quinta-feira, um acordo com a Parques de Sintra para reabilitar a bacia hidrográfica do Rio Jamor e a área circundante do Palácio Nacional de Queluz. O acordo, que será assinado na quinta-feira às 10:30, no auditório do Palácio Nacional de Queluz, visa a criação do "Eixo Verde e Azul", um projeto intermunicipal que visa a criação de áreas verdes, a requalificação do espaço urbano e o estabelecimento de um circuito de mobilidade suave." [notícia integral]