Mostrar mensagens com a etiqueta Teleférico. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Teleférico. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Jornal da Região - 2 de Dezembro

O "Plano de Pormenor da Abrunheira Norte está de volta", destaca a última edição de Sintra do Jornal da Região, cuja capa inclui a informação de que o projecto do teleférico "cai por terra". "Perante o estudo e uma reacção negativa de sectores da sociedade sintrense, nós temos mais coisas para fazer. O teleférico não é uma prioridade", avançou o presidente da câmara na última Assembleia Municipal. [edição em PDF]

quinta-feira, 5 de março de 2015

'Arqueólogo diz que teleférico na serra de Sintra prejudica paisagem e economia'

No Jornal da Região (via Lusa): "A construção de um teleférico na serra de Sintra pode atentar contra a economia local, alertou o arqueólogo José Cardim Ribeiro, num debate sobre os 20 anos da classificação da vila como património mundial, promovido pela Alagamares. “O teleférico é um pouco como matar a galinha dos ovos de ouro”, defendeu o arqueólogo, considerando que os turistas passarão muito menos tempo em Sintra." [notícia integral]

Notícias relacionadas:
'Da periferia ao Palácio da Pena, teleférico sobrevoa Sintra em 2017'
Teleférico entre o Ramalhão e o centro histórico de Sintra deve avançar em 2015

sábado, 20 de dezembro de 2014

'Da periferia ao Palácio da Pena, teleférico sobrevoa Sintra em 2017'

No Diário de Notícias: "Data de 1910 aquele que terá sido o primeiro projeto para o teleférico de Sintra. Mais recentemente, em 2001, chegou a ser anunciado outro, mas nunca avançou. A sua construção está neste momento a ser alvo de um estudo de impactos e, ao que tudo indica, deverá ser lançado um concurso público internacional no próximo ano. Se correr como planeado, o teleférico da serra de Sintra deve começar a transportar passageiros da periferia até ao Palácio da Pena em 2017." [notícia integral]

Notícias relacionadas:
Jornal de Sintra - 19 de Dezembro
Teleférico entre o Ramalhão e o centro histórico de Sintra deve avançar em 2015
'Câmara apresenta plano de mobilidade com teleférico na serra de Sintra'

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Jornal de Sintra - 19 de Dezembro

A edição desta sexta-feira do Jornal de Sintra destaca, entre outros temas, a inauguração da Casa do Divino Amor, no Algueirão, e a intenção da Câmara de Sintra de avançar, em 2015, com a ligação de teleférico ao centro histórico. [edição em PDF]

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Teleférico entre o Ramalhão e o centro histórico de Sintra deve avançar em 2015


Simulação preliminar divulgada na apresentação da 'Estratégia de Mobilidade Integrada' (anexa)

[Actualizado] A autarquia anunciou na terça-feira que a ligação de teleférico entre a zona do Ramalhão, à entrada de Sintra, e o centro histórico, poderá avançar no final do próximo ano. “Vamos fazer um estudo prévio até ao final de Março, depois elaboramos o primeiro caderno de encargos em Maio/Junho e abrimos a discussão pública, por forma a que as obras possam começar entre Outubro e o fim do ano, se for possível”, disse o presidente Basílio Horta na reunião de executivo de terça-feira.

'Câmara apresenta plano de mobilidade com teleférico na serra de Sintra'

No Jornal i (via Lusa): "A construção de um teleférico na serra de Sintra, para aliviar a circulação viária no centro histórico, vai ser objecto de um estudo de impactos e colocado à discussão pública no início de 2015, anunciou a autarquia. "Vamos avançar com um estudo para ver qual a solução que terá maior viabilidade, com menor impacto ambiental e paisagístico", explicou à agência Lusa o vereador do Trânsito e Mobilidade Urbana na Câmara de Sintra, Luís Patrício (PSD). A ideia de um teleférico que ligue a entrada da vila ao Palácio da Pena chegou a ser anunciado em 2000 e 2001, no mandato da socialista Edite Estrela, mas nunca avançou." [artigo integral] [notícia no Jornal da Região]

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Jornal de Sintra - 14 de Novembro

A última edição do Jornal de Sintra destaca que a "câmara desiste de silo na Portela e retoma ideia do teleférico para a Pena". Segundo o semanário, a autarquia já não tenciona construir um silo de estacionamento na Portela de Sintra, onde irá apenas reordenar o actual parque junto ao edifício do urbanismo.

Paralelamente, deverá ser lançada brevemente a discussão em torno do antigo projecto de construção de um teleférico de acesso ao Palácio da Pena e ao Castelo dos Mouros, segundo anunciou a câmara na presidência aberta promovida no dia 7 na União de Freguesias de Sintra. [edição em PDF]

Notícias relacionadas:
'Câmara de Sintra quer retomar projeto de teleférico para a serra'
Câmara estuda construção de dois silos para parques de estacionamento

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Jornal da Região - 12 de Novembro

O Jornal da Região destaca esta semana o relançamento da discussão do projecto do teleférico para a Serra de Sintra, a ligar ao Palácio da Pena e ao Castelo dos Mouros, e o impasse em torno do novo centro de saúde de Sintra, previsto para o edifício inacabado localizado no início da Av. Desidério Cambournac, na Estefânia. [edição em PDF]

Notícia relacionada:
'Câmara de Sintra quer retomar projeto de teleférico para a serra'

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

'Câmara de Sintra quer retomar projeto de teleférico para a serra'

Na RTP (via Lusa): " A Câmara de Sintra quer retomar o projeto de construção de um teleférico entre a entrada da vila e o Palácio da Pena, para aliviar a circulação viária no centro histórico, anunciou hoje o presidente da autarquia. "A câmara quer tirar os carros da vila histórica de Sintra e está a estudar a possibilidade de um sistema de teleférico que ligue à zona do Palácio da Pena", afirmou Basílio Horta (PS), durante uma "presidência aberta" à União das Freguesias de Sintra. " [notícia integral] [notícia no ionline, na Rádio Ocidente e na Visão]

Notícia relacionada:
Câmara de Sintra estuda construção de dois silos para parques de estacionamento