quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Administração Interna está a construir torre de 45 metros ao lado do farol do Cabo da Roca



O Ministério da Administração Interna (MAI) está a instalar uma torre de radar com 45 metros ao lado do farol do Cabo da Roca. A obra avançou nas últimas semanas e falta nesta fase içar o troço final da torre com cerca de 10 metros, seguindo-se a instalação do radar e das câmaras de vigilância. A infra-estrutura destina-se a albergar um dos 20 radares do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da costa portuguesa (SIVICC), a cargo da Unidade de Controlo Costeiro da GNR.



Há cerca de um ano, a Câmara de Sintra foi surpreendida com o projecto de instalação da torre de aço noutro local, a apenas 70 metros do miradouro e a 190 metros do farol do Cabo da Roca, numa parcela onde existe uma pequena construção devoluta. Nesse projecto, a GNR garantia que "a solução adoptada minimizaria o impacto visual sobre o ambiente assim como qualquer efeito prejudicial sobre as pessoas".



Na altura, o projecto foi criticado pelo PS e pela CDU, tendo o vereador Pedro Ventura (CDU) afirmado que a colocação de um "monstrinho metálico com radar, antenas e plataformas de vigilância, é um atentado à paisagem num sítio paradigmático". O autarca, que é o candidato da CDU à presidência da câmara, irá visitar hoje o local, pelas 11h30, para constatar o impacto da obra na paisagem do ponto mais ocidental da Europa continental.


© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

Notícias relacionadas:
Torre de vigilância costeira terá mais do dobro da altura do farol do Cabo da Roca
Projecto para torre de 45 metros no Cabo da Roca surpreende Câmara de Sintra

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.