quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CDU denuncia à UNESCO a torre de 45 metros erguida ao lado do farol do Cabo da Roca



A CDU denunciou à UNESCO "o atentado contra o património paisagístico cometido pelo Ministério da Administração Interna com a colocação de uma torre de 45 metros no Cabo da Roca." Numa carta dirigida ao embaixador José Filipe Mendes Moraes Cabral, representante da Missão Permanente de Portugal na UNESCO, a CDU recorda que a classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património Mundial, em 6 de Dezembro de 1995, não incluiu apenas a Vila, mas também "uma grande área de protecção que se estende até ao Cabo da Roca", pelo que solicita que os responsáveis desta instituição das Nações Unidas visitem o local.

"Ninguém nega a importância da vigilância da costa portuguesa contra actividades ilícitas que possam ocorrer. Contudo, preocupa-me o facto de se ter instalado uma torre de 45 metros de altura num local paradigmático de Sintra e do turismo nacional", afirma o vereador da CDU na Câmara de Sintra. Pedro Ventura recorda que a 26 de Setembro de 2012 alertou o restante executivo para a intenção da Direcção de Comunicações e Sistemas de Informação do Ministério da Administração Interna – Guarda Nacional Republicana em instalar no local um posto de observação inserido no Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da Costa Portuguesa.

O autarca, que também é o candidato da CDU à presidência da câmara, diz-se preocupado com a existência de "pareceres negativos por parte de entidades ligadas ao ambiente" e pelo facto de "a Câmara de Sintra e a UNESCO não terem sido consultadas" sobre o projecto. "A identidade mítica do local e a grandeza, mistério e simbolismo que o mar tem para os portugueses foram as fontes de inspiração da recente renovação do Posto de Turismo, mas tudo isto fica em causa com a torre metálica que se construiu, que descaracteriza o Cabo da Roca, um dos locais mais paradigmáticos de Sintra e de Portugal", reforça Pedro Ventura.

Notícias relacionadas:
CDU vai alertar Comissão Europeia e UNESCO para torre de 45 metros
MAI está a construir torre de 45 metros ao lado do farol do Cabo da Roca
Projecto para torre de 45 metros no Cabo da Roca surpreende Câmara de Sintra
Torre de vigilância costeira terá mais do dobro da altura do farol do Cabo da Roca

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.