terça-feira, 6 de agosto de 2013

CDU rejeita atribuição do nome Marcelo Caetano a rua de Agualva


© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra (arquivo)

A CDU criticou hoje a proposta apresentada pelo presidente Fernando Seara em reunião de Câmara para atribuição do nome Marcelo Caetano a uma rua do Alto de Colaride, em Agualva. "Não obstante a proposta ter sido retirada, não podemos deixar de lamentar que quase 40 anos após o fim do regime fascista a junta de freguesia tenha solicitado à câmara a atribuição do nome de Marcelo Caetano a uma rua da freguesia", afirma a CDU em comunicado.


© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra (arquivo)

Os comunistas defendem que "se é possível os municípios terem representantes de todos os partido políticos, tal deve-se ao 25 de Abril e não ao regime fascista de Marcelo Caetano" e que a proposta é "reveladora da falta de conhecimento da história recente de Portugal, ou de um saudosismo sêrodio". Nesse sentido, garantem que a CDU "tudo fará que para que a proposta não seja aprovada e que os quase 50 anos de fascismo não sejam desvalorizados naquilo que tiveram de tragédia para o povo português, o seu atraso e miséria."


Excerto do mapa oficial da freguesia [fonte]

O nome em causa foi escolhido por alguns moradores antes do 25 de Abril, mas nunca foi formalizado, apesar de surgir nos mapas e de existirem placas toponímicas a identificar a rua. Em Abril de 2009, o caso gerou polémica numa Assembleia de Freguesia de Agualva, onde BE, CDU e PS vetaram a proposta do executivo para atribuir àquela rua o nome do último presidente do conselho de ministros do Estado Novo. Pouco depois, o assunto foi também levantado pela CDU numa reunião de câmara, tendo o presidente garantido não ter ainda recebido qualquer pedido naquele sentido (ver notícia no DN). [Fonte: CDU] [notícia na Antena 1]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.