sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Obras de recuperação à vista nas casas pombalinas do Vale do Rio do Porto



Arrancaram recentemente as obras de recuperação de pelo menos uma das casas pombalinas da Azinhaga da Sardinha, no Vale do Rio do Porto, em pleno centro histórico de Sintra. Um ou ambos os edifícios municipais terão sido vendidos na hasta pública promovida pela Câmara de Sintra no dia 13 de Junho (ver edital), alegadamente a um empresário local da área da hotelaria, informação que o Tudo sobre Sintra está a tentar confirmar.

Estas construções estão em ruínas há anos e em 2005 estiveram no centro de uma polémica que passou pelo envolvimento com telas desenhadas pelo artista plástico Leonel Moura, numa intervenção que terá custado à autarquia cerca de 100 mil euros (valor que incluía o "embrulho" de outros dois edifícios do centro histórico). A autarquia chegou também anunciar que o espaço iria acolher o Museu de Dorita Castel-Branco, mas a obra nunca avançou, e desde 2008 que tenta vender as ruínas pelo valor total de 320 mil euros (uma parcela de 195 mil e outra de 125 mil euros). Mais informação nos blogues Rio das Maçãs (Abril de 2008), Retalhos de Sintra (Dezembro de 2012) e Caminhando por Sintra (Maio de 2013).

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.