quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mostra de cultura marroquina vai animar o Castelo dos Mouros de 6 a 15 de Setembro

[Actualizado] A Parques de Sintra e a embaixada de Marrocos promovem de 6 a 15 de Setembro o evento “Marrocos no Castelo dos Mouros”, "dez dias de celebração, que incluirão música, gastronomia, artesanato, fotografia, tatuagens de hena e caligrafia árabe, e que pretendem promover a cultura daquele país num dos locais mais apropriados para o efeito, dado o seu passado histórico, bem como o cenário e ambiente que o castelo proporciona", explica a empresa.

Os visitantes serão recebidos por um cenário marcado pela presença de artesãos e artistas que viajam de Marrocos a convite da embaixada, bem como pelos sons, cheiros e sabores inconfundíveis do país. Em alguns dos dias do evento (dias 6, 11, 13 e 14) o Castelo dos Mouros manterá as portas abertas à noite, com um buffet preparado por chefs marroquinos e concertos de música gnawa que prometem encher o local com sonoridades associadas àquele país.

Para todos os que pretendam descobrir a gastronomia marroquina, todos os dias será possível aceder ao buffet dedicado à cozinha marroquina e que inclui os obrigatórios tajines, pastilla e cigare, para além da apresentação da melhor doçaria nacional. O programa inclui também show cookings, nos quais um chef marroquino prepara os pratos e explica o processo bem como os ingredientes seleccionados. O grupo musical Gnawa Al Baraka será um dos cabeça de cartaz, actuando todos os dias à tarde, e também à noite nos dias em que o castelo encerra mais tarde. Este projeto é formado por músicos profissionais marroquinos especializados em músicas Gnawa e árabe, com composições tradicionais desde o Magreb até ao Egipto.

A experiência da cultura de Marrocos inclui ainda a cerimónia do chá, as tatuagens de hena que qualquer visitante poderá fazer e um atelier de caligrafia árabe, todos em presença contínua ao longo do evento. Estará patente em permanência, na antiga cisterna agora recuperada e aberta ao público, a exposição “Fantasia” do fotógrafo Mustapha Meskine (Grande Prémio da Sociedade National Geographic, 2008), inspirada no espectáculo equestre tradicional que simula ataques militares.

Karima Benyaich, Embaixadora de Marrocos em Portugal, acredita que este é um evento diferenciado, porque "consegue juntar tão adequadamente a História e o relacionamento entre os dois países, sem perder de vista a actual ligação cultural e comercial. A possibilidade de apresentar a cultura marroquina num local como o Castelo dos Mouros é excelente, providenciando um ambiente único para os nossos artesãos, músicos e cozinheiros darem a conhecer o que Marrocos tem de melhor."

De acordo com António Lamas, presidente do conselho de administração da Parques de Sintra, “o contexto histórico do Castelo dos Mouros é perfeito para dar a conhecer Marrocos e a sua cultura, permitindo-nos celebrar da melhor forma possível o projeto de requalificação do local.” A iniciativa de “Marrocos no Castelo dos Mouros” é organizada igualmente em colaboração com o Turismo de Marrocos, a Agência para a Promoção e Desenvolvimento Económico e Social das províncias do Sul de Marrocos, a Agência do Oriental, a Agência para a Promoção e Desenvolvimento do Norte e o Grupo Palmeraie Golf Developpement. O bilhete de entrada no Castelo dos Mouros custa 7 euros para adultos, 6 para jovens e há descontos para famílias e grupos. Já o acesso ao buffet requer a aquisição de um suplemento ao bilhete no valor de 15 euros. [Fonte: PSML] [notícia no Sapo Música e no LOCAL.PT]

Programa “Marrocos no Castelo dos Mouros”
Todos os dias durante todo o horário de abertura: tendas de venda de produtos típicos e artesanato trazidos por Cooperativas de artesãos marroquinos; Atelier de tatuagem hena; Atelier de caligrafia; Exposição de fotografia Mustapha Meskine (Grande Prémio da Sociedade National Geographic 2008); Gastronomia marroquina pelos chefs convidados da Embaixada.

Dia 6, Sexta-feira, 10h/23h
13h - 15h30 Almoço buffet marroquino (requer a aquisição de suplemento no valor de 15 euros)
16h Cerimónia do chá
16h – 17h Concerto Gnawa Al Baraka
17h30 – 19h Show cooking (Chef M. Hassan Agouzoul)
19h – 21h Jantar buffet marroquino
21h – 22h Concerto gnawa Al Baraka

Dia 7, Sábado, 10h/17h
13h - 15h30 Almoço buffet marroquino
16h Cerimónia do chá
16h – 17h Concerto Gnawa Al Baraka

Dias 8, 9, 10, Domingo, segunda e terça-feira, 10h/20h
13h - 15h30 Almoço buffet marroquino
16h Cerimónia do chá
16h – 17h Concerto Gnawa Al Baraka

Dia 11, Quarta-feira, 10h/23h
13h - 15h30 Almoço buffet marroquino
16h Cerimónia do chá
16h – 17h Concerto Gnawa Al Baraka
19h – 21h Jantar buffet marroquino

Dia 12, Quinta-feira, 10h/20h
13h - 15h30 Almoço buffet marroquino
16h Cerimónia do chá
16h – 17h Concerto Gnawa Al Baraka

Dias 13 e 14, Sexta-feira e sábado, 10h/23h
13h - 15h30 Almoço buffet marroquino
16h Cerimónia do chá
16h – 17h Concerto gnawa Al Baraka
17h30 – 19h Show cooking Chef Al Houssine Anssis
19h – 21h Jantar buffet marroquino
21h – 22h Concerto gnawa Al Baraka

Dia 15, Domingo, 10h/20h
12h - 15h Almoço buffet marroquino
16h Cerimónia do chá
16h – 17h Concerto gnawa Al Baraka
Notícia relacionada:
Castelo dos Mouros e Palácio da Pena com visitas técnicas guiadas gratuitas em Setembro

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.