segunda-feira, 31 de março de 2014

Parques de Sintra estreia amanhã três autocarros híbridos no Parque da Pena


© Maria João Sousa/PSML

Entram amanhã ao serviço os três novos autocarros híbridos encomendados pela Parques de Sintra - Monte da Lua (PSML) "especificamente para transporte ambientalmente responsável" entre o portão do Parque e a entrada do Palácio da Pena. "Com esta aquisição, no valor de cerca de 375 mil euros, será agora possível, aos quase 800 mil visitantes anuais circular entre aqueles dois pontos-chave num veículo com vistas panorâmicas e um mínimo de emissão de gases e ruídos", explica a empresa.

Os novos autocarros, de tecnologia híbrida de última geração, vêm substituir os antigos, que eram a diesel, ruidosos e de grande volume, pouco amigos do ambiente e pouco adaptados ao perfil dos caminhos existentes no interior daquele espaço. São, também, um serviço complementar aos carros eléctricos 'Hop On Hop Off' existentes nos Parques da Pena e Monserrate durante a época alta, e que permitem aos visitantes entrar e sair em diversos pontos.

"Ao longo do projecto que demorou cerca de cinco meses, estes autocarros foram desenhados especificamente para a PSML pela Mobipeople e adequam-se na perfeição à circulação no interior do Parque da Pena: são de dimensão mais reduzida, mais compactos e permitem uma melhor fruição da viagem e um contacto mais próximo com a natureza por serem descapotáveis e possibilitarem a remoção integral dos vidros laterais. E, o mais importante, são ambientalmente mais eficientes, minimizando a emissão de partículas para o meio ambiente ao mesmo tempo que reduzem em cerca de 20% o consumo de gasóleo".


© Pedro Trocado/PSML

A lotação é de 35 lugares, incluindo um lugar para uma cadeira de rodas, mas os passageiros terão de adquirir um suplemento ao bilhete, com um preço de 3 euros (gratuito para crianças até aos 5 anos). "O bilhete incluirá, a partir de meados do mês de Abril, um sistema áudio individual com explicação sobre o Parque e Palácio da Pena em 5 idiomas", adianta a empresa. Além destes percursos regulares, os autocarros têm autonomia energética e homologação para circulação em via pública (com matrícula), o que lhes permitirá circular entre os diferentes pólos sob gestão da empresa, podendo também ser utilizados em eventos internos ou em eventos privados. [Fonte: PSML] [notícia no Correio da Manhã, no Expresso da Linha, no ionline, na Rádio Ocidente e no Região Online]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.