quinta-feira, 24 de abril de 2014

Câmara de Sintra indisponível para apoiar financeiramente o World Press Cartoon 2014

A Câmara de Sintra decidiu não apoiar financeiramente a edição de 2014 do World Press Cartoon, o salão internacional de desenho de humor na imprensa que se realiza no concelho desde 2005. A autarquia reconhece que o evento “prestigia o município”, mas alega que “não é possível manter um apoio financeiro directo a uma empresa privada” com montantes superiores a 180 mil euros, sobretudo numa altura em que “está a canalizar cada vez mais verbas para o combate ao desemprego e acção social”.

Segundo o gabinete de comunicação da autarquia, em 2013 a organização do evento contou com “verba directa da câmara na ordem dos 184 mil euros, bem como com todo o apoio logístico gratuito (serviço cocktail, divulgação e outdoors, cedência de dois autocarros, entre outros) e cedência do espaço da gala e das exposições (Centro Cultural Olga Cadaval e antigo Museu de Arte Moderna)”, mas este valor chegou aos 250 mil euros em edições anteriores.

No entanto, justifica a Câmara de Sintra, “as circunstâncias económicas do país e a legislação aplicável mudaram e actualmente o município está a fazer um grande esforço para minimizar os impactos da crise junto da população que reside no concelho”. Neste cenário, a Câmara de Sintra diz-se apenas “disponível para apoiar a empresa, mantendo o apoio logístico gratuito até agora prestado, bem como cedendo os espaços onde ao longo destes nove anos foi realizado o World Press Cartoon.”

Ontem, a direcção do evento anunciou que a edição deste ano, prevista para Abril, foi adiada devido à falta de financiamento da câmara. A organização explica que "pela sua natureza e dimensão, a viabilização do evento depende da conjugação de múltiplos apoios e patrocínios, o principal dos quais tem obrigatoriamente origem na cidade que o acolhe e que associa o seu nome ao World Press Cartoon", neste caso Sintra, e assegura que irá "lutar pela vida deste salão que ao longo de uma década se revelou ponto de encontro obrigatório de cartoons e cartoonistas, com uma mostra anual do melhor que se produz em todo o mundo". [noticia no Correio da Manhã, no ionline e no SOL]

© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

Notícia relacionada:
World Press Cartoon 2014 adiado por falta de financiamento da Câmara de Sintra

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.