quarta-feira, 23 de abril de 2014

World Press Cartoon 2014 adiado por falta de financiamento da Câmara de Sintra

[Actualizado] A direcção do World Press Cartoon acaba de anunciar que a edição deste ano, prevista para Abril, foi adiada devido à falta de financiamento da Câmara de Sintra. Em comunicado, a entidade que desde 2005 gere este salão internacional de desenho de humor na imprensa, explica que a edição de 2014 foi "oportunamente anunciada tendo por base um compromisso informal com o candidato vencedor [nas últimas eleições autárquicas de 29 de Setembro], mas este compromisso não foi ainda assumido pela nova administração do município."

A organização explica que "pela sua natureza e dimensão, a viabilização do evento depende da conjugação de múltiplos apoios e patrocínios, o principal dos quais tem obrigatoriamente origem na cidade que o acolhe e que associa o seu nome ao World Press Cartoon", neste caso Sintra, um cenário que se verificou ao longo das últimas nove edições, com a autarquia a investir anualmente cerca de 250 mil euros na iniciativa [fonte], na expectativa de tornar Sintra no "grande palco anual do humor gráfico internacional" [fonte].

Dado o actual impasse, "a organização decidiu-se pelo adiamento, assim ganhando tempo para a procura de uma solução que garanta a continuidade do evento dentro dos padrões de excelência que sempre o caracterizaram." Neste momento, os trabalhos dos autores concorrentes já foram recebidos e registados, mas a reunião do júri, prevista para Fevereiro, "foi adiada na expectativa de uma decisão atempada dos patrocinadores".

O evento é promovido pela WPC, World Press Cartoon - Organização de Eventos, Lda., uma sociedade constituída em 2005 pelos sócios António Moreira Antunes, Rui Benigno Barbosa Paulo da Cruz e José Pedro Pereira da Silva [fonte]. "O nosso compromisso é lutar pela vida deste salão que ao longo de uma década se revelou ponto de encontro obrigatório de cartoons e cartoonistas, com uma mostra anual do melhor que se produz em todo o mundo", lê-se no comunicado divulgado há minutos no Facebook. [ver resposta da Câmara de Sintra]

© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

Notícia relacionada:
Câmara de Sintra indisponível para apoiar financeiramente o World Press Cartoon 2014

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.