quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Câmara de Sintra troca cores à bandeira do município há pelo menos 17 anos


Inauguração da Casa da Cultura de Mira Sintra, Junho de 2008

[Actualizado] A Câmara de Sintra usa há quase duas décadas um lote de bandeiras adulteradas que têm trocadas as duas principais cores do município. Neste período, inúmeras cerimónias públicas oficiais, incluindo tomadas de posse e inaugurações, contaram com uma bandeira com um fundo esquartelado azul onde devia ser amarelo e amarelo onde devia ser azul. O erro só começou a ser corrigido agora.

O alerta foi dado em Dezembro do ano passado pelo deputado municipal Francisco Hermínio dos Santos [ver recomendação na página 40], que voltou a insistir em Junho, incomodado por ter visto a bandeira do município invertida nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril. “Fiquei desagradavelmente impressionado quando vi ser içada, na fachada dos Paços do Concelho, a bandeira municipal de pernas para o ar, sobretudo porque em Dezembro alertei esta assembleia e a câmara sobre a necessidade de cuidar da boa utilização dos símbolos municipais”, disse o autarca do movimento Sintrenses com Marco Almeida na assembleia municipal de 27 de Junho.


Comemorações do 40º aniversário do 25 de Abril frente aos Paços do Concelho © CMS

Nesta data, a resposta da câmara foi peremptória e o presidente desmentiu mesmo a acusação. “Não é verdade, temos fotografias, a não ser que não conheça a bandeira do seu concelho, ou que esteja a fazer o pino”, respondeu Basílio Horta. Foram precisos mais cerca de três meses até a Câmara de Sintra reconhecer que, além da versão correcta, usa também a bandeira errada há pelo menos 17 anos (o registo mais antigo que o Tudo sobre Sintra encontrou está numa publicação de 1997). Na sessão de sexta-feira, o mesmo deputado municipal saudou a “nova” bandeira colocada na Sala da Nau do Palácio Valenças, local onde há décadas reúne a assembleia municipal.

“Permitam-me desligar o microfone para não ficar em acta, mas verifiquem que hoje, nesta sessão, temos uma bandeira nova, alguma coisa já resultou”, disse Hermínio dos Santos. Segundo explicou o vice-presidente da câmara, a nova bandeira foi adquirida pelo actual executivo após perceber o erro. “Quando nos disse numa assembleia passada que a bandeira estava ao contrário, todos dissemos que era mentira, que não era um caso igual ao do 5 de Outubro em Lisboa. Mas não, o problema era a própria bandeira, que tem o azul e o amarelo trocados. São bandeiras chinesas que a câmara tinha às centenas com as cores ao contrário e já comprámos novas para corrigir. Ambos tínhamos razão”, explicou Rui Pereira.


Reunião do Conselho Estratégico Empresarial no Palácio Valenças, Abril de 2014 © CMS


Inauguração do novo mercado do Cacém, Setembro de 2014 (já com a 'nova' bandeira)

O erro demorará algum tempo a corrigir, porque além das bandeiras erradas utilizadas pela câmara e pelas juntas de freguesia, será também necessário substituir as que são usadas por dezenas de associações, clubes e colectividades do concelho. Ficou por explicar se também serão substituídas as fotos oficiais dos 10 vereadores, que na página da Câmara de Sintra continuam a aparecer ao lado da bandeira adulterada [a página foi entretanto apagada - e posteriormente resposta, sem alterações -, mas o seu conteúdo pode ser visto aqui]. [ver informação oficial sobre o Brasão de Armas e a Bandeira do Concelho de Sintra]

© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.