terça-feira, 28 de outubro de 2014

Orçamento municipal para 2015 mantém tendência de descida e iguala o de há 15 anos

[Actualizado] A proposta de orçamento para 2015 aprovada hoje em reunião de câmara fica-se pelos 150 milhões euros, menos dois milhões que o orçamento de 2014, mantendo a tendência de descida que se verifica desde 2010 e igualando o valor mais baixo dos últimos 15 anos, registado no ano de 2000.

"No próximo ano a autarquia de Sintra prevê uma redução de 7 milhões de euros na despesa corrente. Esta redução de 5% tem lugar apesar da internalização das actividades das empresas municipais. A autarquia reduz ainda a despesa de capital em 10%, de 31,108 milhões para 28,079 milhões", avança a câmara em comunicado.

Entre as prioridades para 2015 estarão "a dinamização da economia com vista à criação de emprego, a saúde, à área social e a requalificação do espaço público." A autarquia prevê gastar 13 milhões de euros em "requalificação urbana, acessibilidades e na promoção da mobilidade".

Na área da saúde, a proposta contempla uma verba para os cinco centros de saúde previstos para o concelho (Almargem do Bispo, Queluz, Agualva, Sintra e Algueirão Mem-Martins), que em 2015 e 2016 deverão custar 3,9 milhões de euros, 30% do valor necessário, aguardando a autarquia pela disponibilidade do Governo avançar com os restantes 70%.

Para a acção social, está previsto um aumento de 21%, passando o valor dos actuais 2,7 milhões de euros para 3,2 milhões, enquanto na educação o orçamento contempla 12,9 milhões de euros "para fazer face a encargos correntes com a gestão escolar, com as refeições e transportes escolares e com todos os serviços auxiliares de ensino."

Na transferências para as juntas de freguesia há apenas um aumento de 1%, com a verba a atingir os 9,3 milhões de euros, enquanto que para as corporações de bombeiros as transferências aumentarão 6%, totalizando 1,6 milhões de euros. A proposta de orçamento e as grandes opções do plano serão debatidas e votadas na Assembleia Municipal de Sintra durante o mês de Novembro, explica a câmara. [notícia no Jornal da Região e no PÚBLICO] [Foto © Câmara de Sintra]

Notícia relacionada:
Orçamento municipal para 2014 é o mais baixo da última década com 152 milhões de euros

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.