quarta-feira, 12 de novembro de 2014

“Cidade da Sonae” só avança com um hipermercado de 35 mil metros quadrados

[Corrigido] O investimento de 125 milhões de euros* previsto para uma área de 70 hectares na Abrunheira Norte, junto à A16 e ao início do IC19, só avançará se for autorizada a construção de um hipermercado com cerca de 35 mil metros quadrados, alerta o presidente da câmara de Sintra. “Não podemos querer a cidade [da Sonae] sem a parte comercial, não pode ser, porque é a Sonae que vai fazer o investimento directo e fomentar o resto. Temos de moderar, negociar, mas na minha opinião devemos ter aquela cidade, que muda muito a freguesia e é importante em termos de receitas.”

As declarações (clique nas setas brancas para ouvir) foram proferidas na presidência aberta realizada na sexta-feira na União de Freguesias de Sintra, onde foi apresentado de forma resumida o Plano de Pormenor da Abrunheira Norte (PPAN), que está em consulta pública até dia 12 de Dezembro. No debate com as associações, realizado nos Bombeiros de Sintra, a câmara justificou a necessidade do plano e anunciou que irá promover uma sessão de esclarecimento entre o final de Novembro e o início de Dezembro.



Segundo a directora municipal de ambiente, planeamento e gestão do território, Ana Queiroz do Vale, o actual PPAN prevê uma urbanização “bastante inferior, menos de metade do previsto em soluções anteriores”, com uma “forte componente de espaço de lazer, com dois parques urbanos, e uma componente de dinamização económica, com uma superfície comercial que vem desde há muitos anos”, cuja área de construção foi “consideravelmente reduzida de mais de 50 mil m2 para cerca de 30 mil m2”.



O projecto urbanístico que também prevê dois hotéis e uma unidade de saúde privada, está a ser alvo de contestação nas redes sociais e através de uma petição na Internet que contesta "o impacto paisagístico negativo e irreversível" e conta já com 1060 subscritores. Entretanto, a Assembleia da União das Freguesias de Sintra promove hoje uma sessão extraordinária para debater o assunto, onde deverá participar a directora municipal de ambiente. A iniciativa terá lugar pelas 20h, nas instalações da União Recreativa e Cultural da Abrunheira (URCA), na Rua Humberto Delgado, nº 17. [ver documentos em consulta pública] [*o investimento previsto é de 125 milhões de euros e não de mil milhões como, por lapso, refere o presidente Basílio Horta]

Noticias relacionadas:
Lançada petição contra a construção da “Cidade da Sonae” junto ao IC19
União das Freguesias de Sintra debate Plano de Pormenor da Abrunheira Norte
"Cidade da Sonae" junto ao início do IC19 em consulta pública até dia 12/12
'Sintra dos Pequeninos será uma das atrações da nova minicidade'

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.