segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Estacionamento da PSML junto ao Palácio da Vila só terminará com a saída da GNR


© Alagamares

O estacionamento de viaturas da Parques de Sintra – Monte da Lua (PSML) no Largo Rainha D. Amélia, frente ao Palácio Nacional de Sintra, só deverá terminar com a saída da GNR das instalações que ocupa nas traseiras do palácio, admite a empresa em resposta à Alamagares. Em Novembro, esta associação lamentou que a Parques de Sintra “se apropriasse do largo para seu estacionamento privativo”, uma situação que a empresa diz ter minimizado.

Na resposta divulgada recentemente, a Parques de Sintra informa que “restringiu substancialmente o estacionamento dos seus colaboradores naquele local, tendo como objectivo reduzir ao máximo o número de veículos que poderão interferir com o acesso dos visitantes, bem como a imagem do Palácio”, mas admite que dadas as limitações de espaço e a natureza das suas funções “não foi ainda possível eliminar totalmente os veículos que ali estacionam temporariamente”.

A solução, adianta o administrador Manuel Carrasqueira Baptista, passa pela “urgente e essencial” mudança do Destacamento da GNR, sobretudo na sequência do incêndio que destruiu parte das instalações no início da 2014. “Estamos a trabalhar no sentido de apoiar a deslocação da GNR para outro local, com vista a que o espaço ocupado pelos veículos desta entidade fique disponível para os trabalhadores da Parques de Sintra”.

A Alagamares "regista" que a empresa assuma a natureza transitória da situação, mas alerta que o problema não deve arrastar-se. “Pugnamos que tal transitoriedade não se vá arrastando, como infelizmente é frequente, e que, a par dum ordenamento global do estacionamento e do trânsito no Centro Histórico, pelo qual a Alagamares se bate, e tomou já posição escrita e pública em diversas ocasiões, se ultrapasse em definitivo tal comportamento dissonante, atentas as boas práticas a que noutras situações a Parques de Sintra nos habituou, como empresa internacionalmente reconhecida na área da conservação do Património.”

Notícia relacionada:
Alagamares quer os carros da Parques de Sintra fora do terreiro do Palácio da Vila
Extinto incêndio nas instalações da GNR no Palácio Nacional de Sintra

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.