quinta-feira, 2 de abril de 2015

Câmara de Sintra alega que a organização do World Press Cartoon não quis baixar custos

A Câmara de Sintra nega ter rejeitado apoios para a realização do World Press Cartoon no concelho, e diz que a organização do evento recusou reduzir custos. "A câmara apelou para a necessidade de redução de custos, atendendo às circunstâncias económicas e sociais do país, sem que a empresa se tenha mostrado disponível para encarar essa possibilidade. Perante a intransigência, não restou outra alternativa senão manter a coerência do respeito e do rigor com que esta câmara aplica o dinheiro dos contribuintes", lê-se num comunicado que reitera os argumentos avançados há um ano.

No documento, a autarquia esclarece que "sempre reconheceu que o evento prestigiava o município, mas que deixou de ser possível manter o valor de apoio financeiro directo a uma empresa privada em montantes superiores a 180 mil euros, sobretudo numa altura em que Sintra está a canalizar cada vez mais verbas para o combate ao desemprego e acção social".

No entanto, a autarquia reitera que "sempre mostrou disponibilidade em colaborar com a empresa" e que estava disponível para "manter a totalidade dos apoios indirectos até então prestados, bem como a cedência dos espaços onde ao longo destes nove anos foi realizado o World Press Cartoon." Em 2013, recorda a autarquia, "a organização contou com verba directa da câmara na ordem dos 184 mil euros, bem como apoio indirecto na ordem dos 60 mil euros, nomeadamente com cedência do espaço da gala e das exposições e outros apoios".

Ontem, na apresentação da edição deste ano, que terá lugar em Cascais, o cartoonista António Antunes, responsável pela organização do evento, lamentou o recuo da Câmara de Sintra na decisão de apoiar este salão internacional de desenho de humor na imprensa. "O que me chocou foi primeiro terem dito que sim e, depois, com o autocarro em andamento, dizerem que não". [notícia n'A Bola, no Jornal da Região e no Notícias ao Minuto]

Notícias relacionadas:
'World Press Cartoon "expulso" de Sintra instala-se em Cascais'
World Press Cartoon muda-se para Cascais após perder financiamento
Câmara indisponível para apoiar financeiramente o World Press Cartoon 2014
World Press Cartoon 2014 adiado por falta de financiamento da Câmara de Sintra

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.