quarta-feira, 15 de abril de 2015

Parques de Sintra conclui recuperação das estufas da Quinta da Pena


© PSML/Wilson Pereira

A Parques de Sintra concluiu recentemente o projecto de recuperação das estufas da Quinta da Pena, localizadas no Parque da Pena, num investimento de cerca de 325 mil euros ao longo de 8 meses. "A intervenção incluiu o restauro das duas estufas de trabalho e da estufa principal, a requalificação dos patamares onde estes edifícios se situam e a instalação de uma ferramentaria e área técnica de envasamento. Numa fase posterior, será restaurado o aviário, a casa de jardineiro será adaptada a cafetaria, e serão instalados edifícios semi-enterrados que darão lugar a uma loja, instalações sanitárias para o público e áreas técnicas para a caldeira de aquecimento e lixos", explica a empresa pública.

A recuperação das três estufas respeitou os planos de construção originais, tendo as suas funções sido mantidas. "As coberturas, com estrutura de madeira e telhas de vidro individuais, em ruína, foram recuperadas com os mesmos materiais e dimensões. O mesmo sucedeu com os rebocos e pavimentos à base de saibro e cal. Os viveiros foram limpos e tratados e o seu sistema de águas original reposto em funcionamento, alimentado por água proveniente de minas do Parque da Pena". [Fonte: PSML] [notícia no Jornal da Região]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.